Gritou aos sete ventos que é um menino, fez-me chorar com a decepção, mas fez-me também aprender que não se deve tomar como certo, algo em que não temos o poder de decidir.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
É um Lucas!!!
Gritou aos sete ventos que é um menino, fez-me chorar com a decepção, mas fez-me também aprender que não se deve tomar como certo, algo em que não temos o poder de decidir.
Sentir-te...
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
20 semanas de ti...
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
A nossa Doula
Resumindo a Lia tem muito a ver connosco, tem um modo de vida muito simples como nós e uma filosofia em relação ao parto que se enquadra perfeitamente naquilo que idealizamos. Falamos muito, contou-nos várias experiências pessoais e não só, preparou-nos para o que iria acontecer nos próximos tempos e para tudo o que vamos ter contra nós.
Fiquei mais serena e com mais força e determinação para o que ai vem, esperemos que tudo corra como sonhamos com a ajuda desta mulher/mãe maravilhosa.
sábado, 8 de dezembro de 2007
Números e Datas para mais tarde recordar...
- Março de 2007:
Após exames e análises de praxe, deixo a pílula e parto á aventura!!!
- 19 de Julho de 2007:
Sem saber este seria o primeiro dia da minha última menstruação!
- 2 de Setembro de 2007:
Dormimos mal e acordamos cedo, a inquietação era muita e o medo fazia-nos tremer, fingimos não estar ansiosos mas os nossos rostos não conseguiam mentir e riamos de nervosos. Decidimos que seria hoje o dia ideal para fazer o teste, ele completava 30 anos da sua vida e eu oferecia-lhe a mais bela prenda de aniversário.
Fiz o teste e mal consegui fugir para a sala sem ver o rosa aparecer! Decidimos de comum acordo que era ele a ir ver o resultado… sem muitas surpresas lá estava a risca rosa com um tom forte e uma intensidade enorme… estou grávida…começou uma nova fase da nossa vida… começou a nossa aventura!!!
- 16 de Setembro de 2007:
Primeira consulta materna
- 18 de Outubro de 2007:
Primeira ecografia, primeira lágrima de felicidade!!!
Depois do primeiro choque assisti impávida e serena ao resto da eco e tomei atenção a todas a explicações que o médico me dava, vi todos os pormenores, os dedinhos, os olhos, os braços, a cana do nariz que foi medida tal como a nuca, o crânio e a coluna, era tudo tão nítido… muito mais do que eu algumas vez podia imaginar, via tão bem o meu bebé… que delícia!
Medidas:
Nariz: 3.5 mm
Nuca: 1.2 mm
Crânio: 19.5 mm
Comprimento: 54.9 mm
Quem diria que este grãozinho pequeno já tem tudo no sitio e mexe-se como uma pulga!!!
- 18 de Novembro de 2007:
Tal como ansiávamos, contactamos a nossa Doula e conhecemo-nos neste dia (este tema ainda vai merecer um post, mais tarde). Correu lindamente como esperávamos!!!
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
O porquê da nossa opção
Em Dezembro de 2006 e já com os primeiros traços definidos, muito vagos mas definidos, começo a procurar informações sobre tudo o que me ajudasse a ter uma gravidez, um parto e um pós parto o mais agradável possível, visto que a ideia que tinha sobre este estado de graça, o parto e os locais onde eram feitos nem sempre era a melhor.
Quem nunca ouviu contar histórias horrendas sobre os partos?
Partos que correram mal, ou que demoraram eternidades, mulheres frustradas com os seus partos ou com a equipa médica que as assistiu. Mulheres a quem foram impostas regras e métodos que não concordavam?
A procura foi exaustiva, e durante todo esse tempo de procura, algo me surpreendeu e entrou na minha mente como uma flecha, um blog simples mas cheio de amor, que descrevia no preciso momento o parto de uma pequena pérola que veio ao mundo uns dias antes, curiosa comecei a ler o relato e eis que me apercebo que o parto foi em casa …em casa? Mas…ainda se faz partos em casa? Grande maluca (sim foi exactamente isto que pensei!).
Nesse dia devorei esse mesmo blog de uma ponta a outra, a ideia não me saia da cabeça e não conseguia desligar deste tema, no dia seguinte a primeira coisa que fiz foi fazer uma pesquisa sobre partos em casa, a descoberta foi morosa porque as pessoas que concordam com este tipo de procedimento ainda são poucas e tenho a ideia que tem medo de ser acusadas sem fundamento e de serem alvos de um preconceito ainda existente no nosso país, achei alguns sites como os das Doulas de Portugal, da Humpar, do Bionascimento, apercebi-me que se começava a fazer algo neste campo, li e reli os poucos relatos de partos em casa e comecei a perceber que as coisas não eram feitas em cima do joelho, que eram pensadas, que tinham fundamento, que tinham razão de ser.
Inscrevi-me do fórum das doulas, coloquei algumas questões, algumas dúvidas e procurei dados concretos para apresentar ao meu marido. Ao mesmo tempo pensei em falar a minha irmã e minha confidente sobre esta ideia mas... nem foi preciso! Assim que lhe falei das doulas, recebi da parte dela um parecer positivo, também ela já tinha procurado essa informação.
Assim com o primeiro apoio conquistado decidi falar com o meu marido, numa conversa de jantar comecei a desbobinar toda a informação que tinha sobre o assunto e só depois de lhe dar toda a informação o deixei falar! Ele mostrou-se muito receoso, disse-me que precisa de ver os pontos negativos, que precisava de ler documentos, factos e relatos, que tinha que pesquisar e que tínhamos de analisar as consequências dessa decisão. Deixei-o fazer a sua pesquisa, deixei que fosse ele a tocar no assunto novamente e não demorou muito até que ele me disse para grande espanto meu que concordava com a ideia além de termos que nos informar melhor...fiquei feliz com a opinião dele, é bom saber que podemos contar com o nosso companheiro de viagem
Inicio
Antes de me iniciar nestas coisas das escritas, penso que é importante explicar o porquê da existência deste blog.
Este cantinho nasce da necessidade de partilhar informações quer a nível da gravidez e de toda esta fase linda que estamos a viver, quer a nível do parto humanizado e de tudo o que rodeia este tema. Bem sei que o primeiro motivo já é banal e que sobejam blogs sobre bebés e gravidez, mas o segundo é quanto a mim um motivo suficientemente forte para escrever este espaço. Senti esta necessidade desde do momento em que ouvi pela primeira vez falar em parto em casa e tentei buscar mais informação na internet sem sucesso.
Como já devem ter-se apercebido pela curta descrição, somos a favor do parto o mais humanizado possivel e ansiamos por um parto em casa, com o conforto, a paz e a tranquilidade que o nosso lar nos pode oferecer.
Aproveito desde já para dedicar todo este espaço ao meu marido, á minha irmã e a minha mãe que foram as primeiras pessoas a acreditar em mim nesta opção solitária.
Espero que gostem deste blog e que vos seja muito útil.