Parto natural na MAC
Até ao final deste ano, a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, deverá contar com um centro de nascimento, um espaço preparado para receber mulheres que queiram um parto com o mínimo de medicalização.
A garantia foi dada esta quinta-feira por Jorge Branco, presidente do conselho de administração da maternidade, durante a apresentação do equipamento para o novo Banco de Leite Humano.
Jorge Branco explicou que este novo espaço será constituído por dois quartos, com banheiras que permitam às grávidas fazerem a dilatação na água, uma sala de estar («não de espera») e salas de observação. O objectivo é que as grávidas possam beneficiar de um ambiente tranquilo e familiar, ao contrário do que acontece nos hospitais. As alterações começarão logo à entrada, uma vez que as mulheres que forem para o centro de nascimento entrarão por outra porta, que não a das Urgência, garantindo maior privacidade e mais tranquilidade.
Durante o parto, as mulheres não terão de estar ligadas ao soro, nem será administrada ocitocina. Também não haverá recurso a epidural à partida. Em relação ao CTG (aparelho que mede o batimento cardíaco do bebé), a MAC irá adquirir aparelhos de telemetria (uma espécie de CTG portátil), que permitirá às grávidas caminharem durante o trabalho de parto e terem os filhos na posição que lhes for mais confortável. A grávida poderá ainda ter dois acompanhantes, durante todo o tempo, na sala de parto. A família poderá estar à espera na sala de estar.
Os profissionais de saúde que irão trabalhar neste espaço terão formação adequada para o parto natural. As mulheres terão de ser seguidas na MAC para poderem ter os filhos neste espaço. A MAC partiu para este objectivo, segundo Jorge Branco, devido à grande procura por parte das mães e a uma grande vontade dos profissionais da maternidade em tornar o parto humanizado mais acessível.
Ainda segundo Jorge Branco, o centro de nascimento poderá custar cerca de 200 mil euros. Neste momento, falta «apenas» ter o dinheiro para a obra começar. No entanto, o director da MAC está confiante de que conseguirá avançar com o projecto em breve.
Será que os irmãos do Lucas vão poder nascer naturalmente...
1 comentário:
Meu Deus, se me sair o euromilhões, fica aqui prometido que financiarei tudo o que seja necessário a nivel material e de formação profissional, para que este "centro" seja uma realidade!!!!!!!
Espero muito honestamente que esta ideia não fique apenas no papel, faz-nos tanta falta a nós mulheres/mães que gostariam de parir, apenas e só parir sem que nada mais lhe seja a crescentado no termo!!!!!!!
Luciana Amieiro
Enviar um comentário