Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Third Birthday tickers

domingo, 16 de novembro de 2008

E o Lucas...

Pois é já passou 6 mesinhos na vida do meu filhote devo dizer que estou a dever um post com uma foto dos 5 mesitos e outra dos seis mas não tenho, pois é verdade não tenho, portanto ficam os dados para os mais curiosos e para mais tarde recordar!

Aos quatro meses e meio o boneco passou para o seu quarto e para a sua caminha, devo dizer que toda a informação que recolhi sobre este tema apontava para o mudar só apartir do sexto mês mas o puto já não cabia no berço de verga que estava no nosso quarto e acho sinceramente que ficou bem melhor na sua nova caminha!

Ora cá está ele na sua primeira cesta na caminha do seu quarto!

Aos cinco meses e meio outra novidade! O Lucas decidiu gatinhar de um momento para o outro!!!
E se há várias semanas que rastejava pela casa, de repente e enquanto eu negava essa sua capacidade a uma colega minha, eis que pôs mãos á obra neste caso pés, pernas, braços, joelhos e tudo o resto e toca de gatinhar para vergonha da mãe que naquele momento percebeu que os filhos nascem para envergonhar os pais!

Aos seis meses nova consulta de rotina, o Lucas está óptimo pesa 7880kg e mede 66,5 cm entramos agora na fase da carne da sopa, das bolachas, do glúten e um pouco mais tarde dos iogurtes! Também me parece que andamos a bons passos para a fase dos dentes,uii nem quero pensar!!!!

Mais um passo para a humanização!!!!

Foi com uma enorme felicidade que recebi, já há algum tempo é certo, esta noticia. Sorri de felicidade e pensei de imediato que talvez na altura em que o Lucas venha a ter um(a) mano(a) já se possa fazer também a expulsão dentro de água!
Sim para mim esta noticia foi uma luz no fundo do túnel, não desisto nem nunca desistirei de um parto normal, não arriscarei mais em casa pois acredito que esta cesariana que carrego ao colo vai me dar trabalho nessa altura, mas procuro desde já um médico que aceite e respeite a minha opção, porque posso não conseguir mas vou tentar novamente...

A partir de Novembro, as parturientes da maternidade do Hospital de São Bernardo já podem optar por parto com água.



A maternidade do Hospital de São Bernardo, do Centro Hospitalar de Setúbal, vai permitir que, a partir de Novembro, as parturientes optem pela imersão na água durante o trabalho de parto. Este projecto inovador pretende oferecer às mães, que o desejem, uma experiência diferente e um parto natural.

Assim, todas as grávidas com idade gestacional superior a 37 semanas, em fase activa de trabalho de parto, com gravidez de baixo risco, podem optar pelo parto com água já a partir do próximo mês.

A iniciativa foi desenvolvida pela equipa multidisciplinar da urgência ginecológica e obstétrica / bloco de partos e visa implementar um modelo assistencial que favoreça o atendimento das necessidades e expectativas das utentes e o respeito pelos seus direitos.

Os objectivos do projecto são:

  • Promover o parto normal
  • Recuperar a posição central da mulher no processo de nascimento
  • Diminuir a instrumentalização e mediatização do parto

Para a equipa de enfermeiros especialistas de saúde materna e obstetrícia do Hospital de São Bernardo que vai realizar partos com água, o nascimento deve ser encarado como um processo normal, natural e a cada mulher deve ser dada a oportunidade de experimentar um parto saudável e gratificante, independentemente da sua idade e das circunstâncias.

Ou seja, “deve parir segundo os seus desejos, num ambiente em que se sinta segura, cuidada e em que seja respeitado o seu bem-estar, a sua intimidade e as suas preferências pessoais”, salientam os enfermeiros.

A imersão na água, durante o trabalho de parto é um tipo de parto natural com excelentes resultados no alívio da dor em mulheres saudáveis com gravidez de baixo risco.

Os benefícios da imersão na água durante o trabalho de parto, são relevantes, nomeadamente, o efeito relaxante que reduz a dor provocada pelas contracções uterinas e descontrai a musculatura do períneo. Além disso, diminuiu a necessidade de analgesia farmacológica e proporciona um trabalho de parto mais curto.


Texto retirado do Portal da Saúde.

Já agora agradeço a quem tenha usufruído destes novos atributos do Hospital S. Bernardo para deixar a sua opinião!

Parabéns Mana!!!

É com todo o amor do mundo que te desejo um feliz aniversário, que estes 28 aninhos te tragam muita coisa boa, muita felicidade e um maninho para a minha sobrinha!!!
Como prenda e porque sei que significa muito para ti, ouve bem esta música, vai ficar por cá para sentires que este espaço também é teu.
Amo-te mana...