Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Third Birthday tickers

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

As mudanças

Amanhã faz 27 semanas que cresço como mulher e como mãe… se nos primeiros tempos de gravidez a ansiedade e o medo do desconhecido tomou conta de mim, neste momento fui invadida por uma tranquilidade que me deixa calma e segura. A pouco mais de três mesitos de termos o nosso Lucas nos braços estou menos tolerante em relação ao mundo e a certas pessoas que me rodeiam, o marido que o diga, mas interiormente mais relaxada e curiosa em relação ao que me espera daqui para a frente.
Senti-lo balançar-se dentro de mim é sem duvida a razão desta minha paz interior. Sorrio ao ver a minha barriga estremecer e penso na dádiva que a natureza me deu ao permitir que este pequeno ser crescesse dentro de mim.
Amo-o a cada minuto que passa, a cada movimento que faz…

Nós

... ás 26 semanas...

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Parteira

Conhecer a parteira que nos vai acompanhar nesta nossa aventura foi mais um passo importante na nossa caminhada.
Para mim foi realmente o desvanecer de algumas dúvidas e de algumas imaginações que fazia em relação á senhora e ao seu trabalho.
Combinamos para as 16 horas pensando que assim ainda poderíamos aproveitar a restante tarde na capital, mas ás 19 horas saímos de lá com a cabeça pesada e com o cérebro a trabalhar a duzentos com tanta informação que a nossa massa cinzenta absorveu. Vimos imagens de partos realizados pela parteira, ouvimos histórias diversas dos 30 anos de experiência que pesam sobre os seus ombros, colocamos questões que nos acompanhavam á algum tempo, pedimos opiniões e por fim fui pesada e examinada.
Fiquei contente por saber que tinha uma boa anca para o bebé encaixar, por saber e por ver todos os acessórios de reanimação e de medição de batimentos cardíacos que possuía, por ver através das imagens a calma e a tranquilidade que passa no momento do parto e como nos vai informando de toda a evolução do trabalho de parto. Foi também importante ouvir que será a primeira a mandar-nos para o hospital se alguma coisa não estiver bem e que nos acompanhará a esse serviço se necessário.
No geral foi bastante bom este encontro, fez-nos ficar mais calmos e com a sensação que estamos no bom caminho. Esperemos então pelo próximo encontro!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Yoga Pré-natal


Iniciei o Yoga (normal) em Abril do ano passado no espaço “Gotas de Lys”, desde dessa época que senti que este exercício me fazia muito bem, além ficar com mais elasticidade, senti-me também mais calma, melhor comigo própria e com os outros. Quando em Setembro confirmei a minha gravidez, parei por precaução os primeiros meses. Voltei agora em Janeiro para o Yoga pré-natal e que bem que me soube!
Esta prática, fortalece os músculos de todo o corpo, (incluindo o da pélvis que tão importante se torna na gravidez) dá-nos mais flexibilidade, evita o aumento de peso desnecessário e facilita o seu desaparecimento no pós-parto. Mentalmente ajuda a que se viva a gravidez com mais harmonia, mais alegria e com maior estabilidade. Além disso alivia as tão indesejadas dores no corpo e possibilita sonos mais tranquilos.
Para mim um dos factores mais importantes e que para o meu possível parto em casa faz todo o sentido é a terapia de indução ao parto, que possibilita um trabalho de parto mais rápido e menos doloroso, opção que o espaço do “Gotas” dispõe a partir das 30 semanas de gestação. Espero que seja mais uma aliada na hora do parto!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Nós

Medo...

...também o temos, somos humanos... não temos certezas, sabemos apenas que queremos o melhor para o nosso filho, que queremos que o seu nascimento represente em nós a maior dádiva que a natureza pode dar a um ser.
Se vai correr tudo bem? Há dias em que digo Sim, outros há, que digo não sei vamos ver... que vou fazer tudo o que puder para dar ao Lucas um nascimento digno, sem pressas, com serenidade e paz, isso certamente vou.
Como lido com os comentários negativos? Bem, penso eu, tento agarrar-me aos factos, ás boas experiências, aos dados científicos, ás noticias que vêm de países muito mais desenvolvidos que o nosso. Sempre me disseram que era um caminho longo e solitário, com muitas pedras no caminho, mas nunca pensei que fosse tanto, que houvesse tanta falta de informação, tanto tabu sobre algo tão natural como nascer. Existe sempre mais alguém disponível para nos tirar força do que para nos dar.
Quero-o com tempo, quero senti-lo sem pressas, sem horários, quero cheira-lo com calma para que nunca mais esqueça aquele momento, admirar o nosso nascimento sem interferências, quero que este momento seja de nós os três sem o mundo á nossa volta...
Estarei a ser egoísta? ... É tão simples....