Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Third Birthday tickers

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

É um Lucas!!!

Pois é... admito que gostava de ter uma menina, admito que sempre tinha idealizado uma menina com olhos verdes como os meus e escurinha como o pai! Mas parece que o nosso grão nos pregou uma partida e no dia 21, o tão desejado dia da eco morfológica abriu a pernoca e mostrou o seu material e que belo material que não deixou sombra para duvidas!!!

Gritou aos sete ventos que é um menino, fez-me chorar com a decepção, mas fez-me também aprender que não se deve tomar como certo, algo em que não temos o poder de decidir.

Os primeiros dias foram de habituação... confesso que foi um bocadinho complicado pois além de eu querer uma menina, muitas pessoas da família desejavam o mesmo que eu. Pela primeira vez na gravidez, senti-me mal comigo própria, chorava por não ser menina e ralhava-me por estar a ser egoísta de ter um bébé prefeito dentro de mim e estar com uma atitude tão parva. O pai ficou um bocadinho assustado e o filho fez um boicote de movimentos durante o dia de Sábado, mas no Domingo tudo estava superado e com o Natal começaram a aparecer as primeiras peçinhas em azul que até não ficam nada atrás das roupinhas do "nosso amor pequenino" a nossa sobrinha.

Aqui ficam as medidas do nosso grão na eco das 21 semanas:

DBP: 51mm
PC: 178.4mm
PA: 157.1mm
Fémur: 33.3 mm

Sentir-te...

...é mágico! Quais borboletas a voar, peixinhos a nadar ou pezinhos no deserto, a primeira vez que te sentimos (sim porque até o pai teve direito!) foi umas valentes pancadas como quem bate á porta, pensei para comigo que devia ser o nosso grão e que nada tinha a ver com as descrições que a família e a médica me fizeram.
Mas foi lindo, em plena noite de sexta-feira 14 de Dezembro, com 20 semanas de gestação,quando já nos deitávamos exaustos coloquei a mão na barriga e comecei a rir, o pai pensando que estava a ficar maluca fez aquela cara de quem não está a entender nada, até eu lhe puxar a mão e ele próprio sentir as belas pancadinhas que o pequeno nos oferecia!
Ficamos assim na sombra da noite a sorrir que nem uns tontos, até adormecermos em plena felicidade...
São estas pequenas coisas que te fazem tão grande para nós!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

20 semanas de ti...

Hoje é a nossa 20ª semana de aventura, ainda não te sinto mas sei que estás aqui comigo...
Falta pouco para te rever...e para o papá te conhecer... para sabermos se és um Lucas ou uma Laura...ai que curiosidade!!!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A nossa Doula

Conhecer a Lia foi para mim um passo de gigante, comuniquei com ela primeiramente por e-mail e depois por telefone para marcar o dia do primeiro encontro. Lembro que nesse dia perdi cerca de duas horas ao telefone com ela. Quem me conhece sabe que não sou muito comunicativa no primeiro encontro, muito menos no primeiro telefonema! Eu própria após desligar o telefone fiquei surpreendida com esta conversa tão duradoura!
No Domingo de manhã lá estávamos nós ansiosos e curiosos para conhecer pessoalmente aquela família. A ideia que a conhecia a anos continuou e propagou-se também ao meu marido que conversava com a Lia como se fossem amigos de anos.
Resumindo a Lia tem muito a ver connosco, tem um modo de vida muito simples como nós e uma filosofia em relação ao parto que se enquadra perfeitamente naquilo que idealizamos. Falamos muito, contou-nos várias experiências pessoais e não só, preparou-nos para o que iria acontecer nos próximos tempos e para tudo o que vamos ter contra nós.
Fiquei mais serena e com mais força e determinação para o que ai vem, esperemos que tudo corra como sonhamos com a ajuda desta mulher/mãe maravilhosa.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Números e Datas para mais tarde recordar...


Como já vinha a escrever este blog á algum tempo, mas em forma de rascunho, aqui ficam algumas datas e alguns números a serem lembrados:


  • Março de 2007:

Após exames e análises de praxe, deixo a pílula e parto á aventura!!!



  • 19 de Julho de 2007:

Sem saber este seria o primeiro dia da minha última menstruação!



  • 2 de Setembro de 2007:

Dormimos mal e acordamos cedo, a inquietação era muita e o medo fazia-nos tremer, fingimos não estar ansiosos mas os nossos rostos não conseguiam mentir e riamos de nervosos. Decidimos que seria hoje o dia ideal para fazer o teste, ele completava 30 anos da sua vida e eu oferecia-lhe a mais bela prenda de aniversário.
Fiz o teste e mal consegui fugir para a sala sem ver o rosa aparecer! Decidimos de comum acordo que era ele a ir ver o resultado… sem muitas surpresas lá estava a risca rosa com um tom forte e uma intensidade enorme… estou grávida…começou uma nova fase da nossa vida… começou a nossa aventura!!!



  • 16 de Setembro de 2007:

Primeira consulta materna



  • 18 de Outubro de 2007:

Primeira ecografia, primeira lágrima de felicidade!!!


Depois do primeiro choque assisti impávida e serena ao resto da eco e tomei atenção a todas a explicações que o médico me dava, vi todos os pormenores, os dedinhos, os olhos, os braços, a cana do nariz que foi medida tal como a nuca, o crânio e a coluna, era tudo tão nítido… muito mais do que eu algumas vez podia imaginar, via tão bem o meu bebé… que delícia!
Medidas:
Nariz: 3.5 mm
Nuca: 1.2 mm
Crânio: 19.5 mm
Comprimento: 54.9 mm
Quem diria que este grãozinho pequeno já tem tudo no sitio e mexe-se como uma pulga!!!



  • 18 de Novembro de 2007:

Tal como ansiávamos, contactamos a nossa Doula e conhecemo-nos neste dia (este tema ainda vai merecer um post, mais tarde). Correu lindamente como esperávamos!!!


quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O porquê da nossa opção

Nos meses finais do ano 2006 e com a vinda da sobrinha em Agosto começamos a questionarmo-nos sobre quando ter o nosso bebé, podia ser logo, mas depois pensamos nos contratos profissionais e em outros tantos embaraços que ainda acarretávamos no ano 2006. Decidimos então que 2007 era um bom ano para começar a tentar entrar para esta nova fase da nossa vida.

Em Dezembro de 2006 e já com os primeiros traços definidos, muito vagos mas definidos, começo a procurar informações sobre tudo o que me ajudasse a ter uma gravidez, um parto e um pós parto o mais agradável possível, visto que a ideia que tinha sobre este estado de graça, o parto e os locais onde eram feitos nem sempre era a melhor.
Quem nunca ouviu contar histórias horrendas sobre os partos?
Partos que correram mal, ou que demoraram eternidades, mulheres frustradas com os seus partos ou com a equipa médica que as assistiu. Mulheres a quem foram impostas regras e métodos que não concordavam?

A procura foi exaustiva, e durante todo esse tempo de procura, algo me surpreendeu e entrou na minha mente como uma flecha, um blog simples mas cheio de amor, que descrevia no preciso momento o parto de uma pequena pérola que veio ao mundo uns dias antes, curiosa comecei a ler o relato e eis que me apercebo que o parto foi em casa …em casa? Mas…ainda se faz partos em casa? Grande maluca (sim foi exactamente isto que pensei!).

Nesse dia devorei esse mesmo blog de uma ponta a outra, a ideia não me saia da cabeça e não conseguia desligar deste tema, no dia seguinte a primeira coisa que fiz foi fazer uma pesquisa sobre partos em casa, a descoberta foi morosa porque as pessoas que concordam com este tipo de procedimento ainda são poucas e tenho a ideia que tem medo de ser acusadas sem fundamento e de serem alvos de um preconceito ainda existente no nosso país, achei alguns sites como os das Doulas de Portugal, da Humpar, do Bionascimento, apercebi-me que se começava a fazer algo neste campo, li e reli os poucos relatos de partos em casa e comecei a perceber que as coisas não eram feitas em cima do joelho, que eram pensadas, que tinham fundamento, que tinham razão de ser.

Inscrevi-me do fórum das doulas, coloquei algumas questões, algumas dúvidas e procurei dados concretos para apresentar ao meu marido. Ao mesmo tempo pensei em falar a minha irmã e minha confidente sobre esta ideia mas... nem foi preciso! Assim que lhe falei das doulas, recebi da parte dela um parecer positivo, também ela já tinha procurado essa informação.

Assim com o primeiro apoio conquistado decidi falar com o meu marido, numa conversa de jantar comecei a desbobinar toda a informação que tinha sobre o assunto e só depois de lhe dar toda a informação o deixei falar! Ele mostrou-se muito receoso, disse-me que precisa de ver os pontos negativos, que precisava de ler documentos, factos e relatos, que tinha que pesquisar e que tínhamos de analisar as consequências dessa decisão. Deixei-o fazer a sua pesquisa, deixei que fosse ele a tocar no assunto novamente e não demorou muito até que ele me disse para grande espanto meu que concordava com a ideia além de termos que nos informar melhor...fiquei feliz com a opinião dele, é bom saber que podemos contar com o nosso companheiro de viagem

Inicio


Antes de me iniciar nestas coisas das escritas, penso que é importante explicar o porquê da existência deste blog.
Este cantinho nasce da necessidade de partilhar informações quer a nível da gravidez e de toda esta fase linda que estamos a viver, quer a nível do parto humanizado e de tudo o que rodeia este tema. Bem sei que o primeiro motivo já é banal e que sobejam blogs sobre bebés e gravidez, mas o segundo é quanto a mim um motivo suficientemente forte para escrever este espaço. Senti esta necessidade desde do momento em que ouvi pela primeira vez falar em parto em casa e tentei buscar mais informação na internet sem sucesso.
Como já devem ter-se apercebido pela curta descrição, somos a favor do parto o mais humanizado possivel e ansiamos por um parto em casa, com o conforto, a paz e a tranquilidade que o nosso lar nos pode oferecer.
Aproveito desde já para dedicar todo este espaço ao meu marido, á minha irmã e a minha mãe que foram as primeiras pessoas a acreditar em mim nesta opção solitária.
Espero que gostem deste blog e que vos seja muito útil.
Benvindos